Título: Dia Mundial do Pão é comemorado nesta quarta-feira
Data Inserção:16/10/2019 11:37:57 Veículo: Site - O Nortão - Tiragem / Audiência:20000

Data Publicação: 16-10-2019 - clique aqui 2434cm²

Pense verde antes de imprimir

Quarta-feira, 16, é o Dia Mundial do Pão. Para marcar a data, a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP) lançou, em todo o país, a campanha Tudo de Pão Para Você, que tem como grande estrela o nosso tradicional pão francês, carro chefe da indústria da panificação nacional.

“O pão francês é um dos itens mais tradicionais na mesa dos brasileiros, e é a cara do Brasil mesmo porque, apesar do nome, ele é coisa nossa. É o principal produto das nossas padarias, representando, sozinho, 45% da venda de pães no país”, lembra José Batista de Oliveira, Presidente da Associação. 

De norte a sul do Brasil, centenas padarias aderiram à campanha e estão preparando ações para comemorar a data, com decoração especial, degustação e promoções para quem quiser levar para casa a estrela da festa. Com o mote “Cada um tem um jeito de comer pão francês. Qual é o seu?”, a campanha vem para resgatar e intensificar a relação dos brasileiros com o alimento, um dos mais versáteis do cardápio. Com requeijão, com carne, com achocolatado, com leite condensado, com banana e chocolate, com melancia e até recheado com pastel, as combinações são as mais diferentes, exóticas e pessoais possíveis.

Nas redes sociais, o consumidor é quem comanda. Com a hashtag #meupãofrancês, os internautas estão compartilhando como preferem o seu pãozinho, com respostas que vão desde as receitas mais tradicionais até combinações inusitadas que estão dando o que falar. Além disso, no hotsite da campanha meupaofrances.com.br você encontra todas as informações e segredos sobre o queridinho da panificação.

Padrão de qualidade

“A campanha é um convite para que os clientes visitem as padarias de todo o Brasil, valorizem esse produto que é tão nosso, levem para casa o pão francês fresquinho e saboroso. Por isso, entendemos que era importante nos comunicarmos também com as padarias, com aquelas pessoas que colocam a mão na massa para fazer o alimento, para que elas estivessem preparadas para essa grande comemoração. Hoje, estamos falando com todo o Brasil, mas nosso trabalho começou bem antes para garantir que neste Dia Mundial do Pão tudo estivesse perfeito”, revela Batista.

Nos últimos meses, a ABIP trabalhou intensamente na difusão da norma ABNT NBR 16170 que, desde 2013, estabelece os critérios de qualidade para produção do pão francês ideal. Junto às entidades de panificação filiadas, a Associação criou uma grande ação que envolveu padarias de todo o país. A ABIP forneceu informações e materiais educativos para os padeiros, com todas as orientações de produção do pão francês. “Esta ação foi fundamental para elevar a qualidade do produto vendido em todo o país e garantir que, ao chegar às padarias, o consumidor receba o pãozinho do jeito que ele espera: dourado e crocante por fora, macio e aveludado por dentro”, explica Batista. Os materiais distribuídos para as panificadoras de todo o país incluem vídeos instrutivos e apostilas com o passo a passo para a produção do pão francês ideal, e continuam à disposição das padarias por meio das entidades de representação em cada cidade.

Acompanhe os desdobramentos da campanha Tudo de Pão Para Você em nossos canais:

Site: http://www.abip.org.br

Hotsite da campanha: meupaofrances.com.br

Instagram: @abipanificacao

Facebook: @abipanificacao

Youtube: ABIP Canal

Perguntas e respostas

– Quanto se consome de pão no Brasil? 

São produzidos 5,6 milhões de toneladas de produtos panificados por ano. O pão francês é o produto mais vendido dentro da panificação (45%), seguido de pães macios, pão de queijo e bolos. Somente no primeiro semestre de 2019, a média de clientes por dia nas padarias de todo o pais foi de mais de 41 milhões de consumidores.

  

– Quanto se consome de pão francês no Brasil?

A panificação é responsável pelo consumo de 55% de toda a farinha de trigo no país e, não por acaso, o único setor presente em todos os municípios brasileiros, sendo o 2º maior setor de alimentos prontos. Neste cenário, o pão francês é o carro chefe, sendo responsável, sozinho, por 45% das vendas do setor no Brasil. Por ano, o país produz a média de 1,7 tonelada de pão francês.

– Qual a quantidade de padarias no filiadas à associação no Brasil?    
Por meio de suas filiadas, a ABIP representa 70 mil padarias, sendo 95% delas micro e pequenas empresas familiares, contribuindo para a dinamização da economia do país e a geração de emprego e renda. Passando de pais para filhos, os negócios familiares no ramo da panificação atualmente criam 920 mil empregos diretos e 1,6 milhão indiretos em todo no Brasil.

– Qual foi o faturamento do setor no ano passado? 

Somente em 2018, o setor contabilizou um faturamento de R$ 92,63 bilhões. Para 2019, a expectativa é que haja crescimento de 1% real.

– Dados sobre o preço do pão 

O preço médio do quilo de pão francês no primeiro semestre de 2019 foi de R$ 14,13 É importante observar que a ABIP não possui qualquer influência ou interferência na definição do preço do pão, ficando a precificação a cargo de cada estabelecimento.

Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.