Título: Dia do Pão é celebrado nesta quarta-feira
Data Inserção:17/10/2019 10:59:21 Veículo: Site - Portal GC

Data Publicação: 16-10-2019 - clique aqui 664cm²

Pense verde antes de imprimir

Quem não gosta de um pãozinho? Para homenagear esta iguaria tão variada, tão popular e tão consumida, ontem foi comemorado o Dia Mundial do Pão. Essa data foi instituída em 2000, lá em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros da cidade. O pão é preferência de tantos brasileiros que também é comemorado por aqui.

Pão d’água, caseiro, de queijo, de grãos, doce, salgado. O pão não pode faltar na mesa do brasileiro. E quem é que dispensa um pãozinho, não é mesmo? A história do pão é antiga. Ele teria surgido há mais de 6 mil anos, quando os egípcios descobriram a fermentação do trigo. Nesta época era considerado um alimento básico e um símbolo de poder. Com o passar dos séculos, ele se popularizou e se tornou essencial.

O pão francês, ou pão d’água, como é mais conhecido aqui na região, é o carro chefe das padarias. Entre os produtos de panificação, a venda dele corresponde atualmente a 45% do total comercializado nas padarias. De acordo com Lucas Silva, que tem uma padaria há quase dois anos na cidade, ele não dá muito lucro, mas é essencial para este tipo de empresa.

No ano passado havia em todo o país cerca de 70.500 padarias, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria. A maior parte destas empresas, cerca de 95% do total, são micro e pequenas com características familiares.

Por Joelson Cardoso
Imagem: Pexels/Pixabay

Compartilhe

Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.