Título: Dia 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial do Pão
Data Inserção:17/10/2019 12:07:12 Veículo: Site - Shopping Spirit News

Data Publicação: 16-10-2019 - clique aqui 1419cm²

Pense verde antes de imprimir

Presente na alimentação diária, o pão é essencial para uma dieta saudável e equilibrada e 16 de outubro celebra o seu dia mundial. A data foi instituída em 2000 para destacar a importância deste alimento, presente nos hábitos alimentares de todo o mundo.

O pão é uma é fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo, como também de vitaminas e minerais. Rico em hidratos de carbono complexos, promove uma maior saciedade e energia para todo o dia e apresenta um preço acessível, estando disponível para toda a população uma vez que tem um grande nível de distribuição.

Transversal à maior parte das culturas, o pão está presente em vários momentos do dia, contribuindo para tal a enorme variedade de pães a que hoje temos acesso, quer a nível de formatos, quer a nível de composição ao incluir diferentes cereais como o centeio, a cevada, a espelta, o trigo integral ou outros.

O Centro de Nutrição da Cerealis apresenta 7 razões para incluir o pão numa dieta alimentar equilibrada saudável:

1 – BAIXO VALOR ENERGÉTICO EM COMPARAÇÃO COM OS SEUS SUBSTITUTOS | 1 fatia de pão de 50g contêm cerca de 135 kcal com apenas 1g de açúcares, enquanto 6 bolachas do tipo maria contêm cerca de 150 kcal e 8g de açúcares. O pão é rico em hidratos de carbono complexos, levando a uma maior sensação de saciedade, e pobre em açúcares e gorduras, dada a simplicidade dos ingredientes e método de confeção utilizado. 2 – FONTE DE FIBRAS ALIMENTARES | O pão integral, de mistura, com centeio e outros cereais, ao contrário do pão proveniente de farinhas mais refinadas (como por exemplo o pão branco) são os que apresentam maior teor em fibra, auxiliando a regulação do trânsito intestinal e a diminuição de absorção de colesterol. Quando enquadrados numa refeição como o pequeno-almoço, podem ajudar-nos controlar o apetite e a ingestão energética ao longo do dia. 3 – FONTE DE VITAMINAS E MINERAIS | Essencialmente vitaminas do complexo B – B1, B2, B3 e B6) e minerais como o fósforo, o magnésio, o selénio e o potássio que são essenciais ao organismo. As variedades com maior teor de fibra (integral, mistura, centeio e cereais) são as que apresentam maior teor de vitaminas e minerais. 4 – BAIXO CUSTO E MENOS TEOR DE SAL | Comparativamente com a maioria dos seus “substitutos” (bolachas, biscoitos, bolos, croissants, entre outros) o pão tem um menor teor de sal e um custo menos elevado. 5 – ESTÁ AO ALCANCE DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO | Disponível desde a mais pequena padaria até às grandes superfícies, havendo também a possibilidade de fazer o pão em casa. 6 – APRESENTA GRANDE VARIEDADE DE ESCOLHA | Além do típico pão branco podem encontrar-se outras variedades como o pão integral, de centeio, de mistura, de sementes, entre outras possibilidades, o que torna o seu consumo tudo menos monótono; 7 – PRÁTICO PARA CONSUMO EM QUALQUER LUGAR E EM QUALQUER ALTURA DO DIA | É simples de transportar e requer apenas que se mantenha em ambiente seco, fresco, não estando em contacto com a luz solar (a menos que os ingredientes que acompanham o pão necessitem de um outro tipo de armazenamento).

Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.