Título: ABIP promove 31ª Edição do Congresso Brasileiro da Panificação em Florianópolis
Data Inserção:15/09/2018 11:54:01 Veículo: Site - Jornal Alto Vale

Data Publicação: 14-09-2018 - clique aqui 128cm²

Pense verde antes de imprimir

O mercado brasileiro da panificação e confeitaria está em crescente expansão. O setor do nosso conhecido pãozinho francês representa hoje um dos termômetros mais assertivos do crescimento do Brasil. Ele movimenta cerca de 2,2% do PIB nacional e emprega mais de 2 milhões de pessoas no país (890 mil empregos diretos e 1.200 indiretos).  “As mais de 70 mil padarias e confeitarias existentes no Brasil contribuíram para um faturamento de mais de R$ 90 bilhões em 2017; o setor estima um crescimento da inflação de um dígito”, ressalta o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (ABIP), José Batista de Oliveira.

Para discutir o mercado, trazer e enfatizar tendências e inovações do setor, entre os próximos dias 26 e 30 de setembro, a ABIP vai promover a 31ª edição do Congrepan 2018 – Congresso Brasileiro da Indústria de Panificação e Confeitaria – Receita de sucesso – Alimentação Saudável, Inovação e Produtividade. Serão quatro dias de uma programação intensa, com a rica participação de grandes nomes da panificação nacional e internacional. Na programação do Congrepan ainda serão contemplados dois eventos do setor: 3º Congrejovem e o Congresso Interamericano de Panificação e Confeitaria – CIPAN.

Vale a pena destacar que o foco do encontro é a valorização dos produtos panificados como alimentos saudáveis com foco na urgência da automação dos processos. “Vamos discutir bastante a respeito da produtividade nos estabelecimentos, abordando as tendências e inovações”, diz Oliveira. O evento vai reunir mais de 900 empresários do setor em uma das paisagens mais lindas do país, a paradisíaca cidade de Florianópolis. O resort Costão do Santinho, com um dos maiores centros de convenções à beira-mar do Brasil, será o palco deste evento.

Realizado pela ABIP, a 31ª edição do Congrepan conta com patrocínio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), BRF, Sadia, Perdigão, Qualy e Philip Morris Brasil, dentre outros parceiros.

O futuro da panificação

Grandes especialistas no mercado de pães congelados estarão presentes no evento para reforçar que este processo é tendência, ou melhor, já é realidade no Brasil. Um dos nomes de peso é o chef Rogério Shimura, que estará à frente da oficina sobre inovação em pães congelados. Ele vai detalhar o processo do ultracongelamento, um movimento crescente no segmento, quando o produto cru (ainda em fase de fermentação), é submetido a uma temperatura de – 35º.

O uso da massa madre (pão de fermentação longa) também será discutido por uma das maiores autoridades no assunto: o alemão Peter Stolz. Comandando o fórum sobre a importância da fermentação natural nos pães especiais, Stolz vai convidar os presentes a entender a química da massa madre.

Outro tema que ainda merece destaque é o marketing digital nas padarias e confeitarias. “Os empresários têm que estar antenados a isso, a utilização de aplicativos e redes sociais para o negócio são fatores imprescindíveis para o crescimento”, diz Oliveira.

Serviço

31º Congrepan 2018

Data: de 26 a 30 de setembro

Local: Florianópolis – Resort Costão do Santinho

Mais informações: www.congrepan.com.br

Imagem (1/1)

Reproduzido conforme o original, com informações e opiniões de responsabilidade do veículo.